Esteja sempre por dentro dos novos roteiros, atrativos e promoções da Alternativas Ecoturismo.
Por: Suzana Julho 2012 -
A Andarilho da Luz e Alternativas Ecoturismo,


Meus sinceros elogios e agradecimentos aos serviços prestados a mim e minha mãe, Marlusi, na viagem para a Chapada dos Veadeiros entre 15 e 20 de julho de 2012. Sintam-se a vontade para utilizar, se desejarem, este email como depoimento a favor de ambas agências.

Se possível, gostaria que este email fosse entre aos guias Neto, Deni e Veri.

Seguem os comentários, elogios e agradecimentos.


Visando fugir da correria e estresse da cidade de São Paulo, decidi aproveitar as férias de julho para explorar o ecoturismo, que há certo tempo tem atraído minha atenção.

Após muitas pesquisas, encontrei a operadora de ecoturismo Andarilho da Luz, que chamou minha atenção não apenas pelos interessantes roteiros, mas também pela objetividade, clareza, e transparência de informações dispostas no site.

O atendimento prestado não foi diferente. Desde o início, fui muito bem atendida por Emanuele e Danielle, que foi muito atenciosa e paciente em esclarecer minhas dúvidas antes de decidir em fechar o contrato.

Eu e minha mãe fechamos o contrato e ficamos despreocupadas com os detalhes. Tanto que não estudamos o roteiro e não pesquisamos detalhes, pois confiamos que tudo ocorreria bem. E posso dizer que as coisas não poderiam ter sido melhores!

O roteiro foi agradável e divertido, as pousadas Trilha Violeta e Recanto da Grande Paz confortáveis e agradáveis, os lanches de trilha adequados aos passeios e as refeições, especialmente as realizadas no restaurante da Dona Nenzinha, caseiras e deliciosas.

Sem dúvida, nada disso teria sido possível sem a dedicação de todos que trabalharam para que nossa viagem ocorresse da melhor forma possível. Meus agradecimentos a toda equipe: os motoristas Márcio e Pascoal, a massagista Isamara e os guias Neto, Deni e Veri.

A estes três presto a mais sincera gratidão e admiração. Muito atentos, cuidadosos, preparados, pontuais e uniformizados, ficamos surpresas e encantadas com a a seriedade e o amor com que estes abraçam e se dedicam as suas profissões.

Estes não se destacam apenas como excelentes profissonais, mas também como ótimas pessoas. Muito atenciosos, simpáticos e carinhosos, dividiram não apenas seus vastos conhecimentos sobre a Chapada dos Veadeiros, mas também compartilharam a história de suas origens e cultura. Ouvir como superaram as dificuldades naturais impostas pela própria região me fará lembrá-los sempre como exemplos de vida.

Por fim, posso dizer que o trabalho excepcional destes três profissionais não atrairá apenas clientes interessados em ecoturismo seguro e de qualidade; irá guiá-los para a conscientização ambiental, e, consequentemente, para a construção de pessoas que busquem harmonia e equilíbrio com a natureza.

O sucesso de nossa viagem se deve a equipe como um todo, porém, sem a menor dúvida, o diferencial foi o trabalho destes três guias. Não poderíamos estar aos cuidados de profissionais mais dedicados e acompanhadas de pessoas mais gentis.

Ao pensar em ecoturismo, a Andarilho da Luz será minha primeira referência e preferência; ao pensar na Chapada dos Veadeiros, estes três guias serão minha melhor lembrança e principal indicação a todos que queiram conhecer este lugar fantástico.

Mais uma vez, meu muito obrigado aos guias Neto, Deni e Veri. Foi um prazer imenso conhecê-los!

Abraços a todos da Andarilho da Luz e Alternativas Ecoturismo.


Cordialmente,


Suzana Yotumoto
Aventura SeguraBrasil
Voltar Chapada dos Veadeiros
Roteiros e Passeios Alternativas

Chapada dos Veadeiros 8 dias São Jorge e Alto P.

“A Chapada dos Veadeiros encanta a todos que a visitam, por suas paisagens, águas límpidas e riquíssima biodiversidade, com várias plantas endêmicas do cerrado de altitude. Localizada a 230 km de Brasília em uma chapada com 1.300 metros de altitude média, a região tem diversas nascentes que descem platô abaixo em direção ao Rio Tocantins. Uma caminhada pela Chapada dos Veadeiros é um passeio por um museu vivo, sempre cambiante, de plantas e paisagens únicas, moldadas com carinho pela natureza durante milhares de anos.Com dois climas distintos durante o ano – muito seco entre junho e outubro e chuvoso entre novembro e início de maio – o meio ambiente determina o aspecto dos elementos da paisagem que, no entanto permanece encantadora durante todo o ano. Nas suaves encostas um cenário de sonho, com as palmeiras buritis nas veredas, pastoreando as jovens árvores das matas de galeria. Ladeando as matas, campos que florescem o ano todo, mesmo após uma eventual passagem do fogo. Nas encostas abruptas, os rios e riachos com águas limpas (esperamos que assim permaneçam para sempre) despencam serra abaixo, formando belíssimos saltos, cachoeiras, quedas, corredeiras e poços. Tanta riqueza permaneceu guardada durante muito tempo, da mesma forma que a riqueza cultural mantida pelas comunidades pioneiras revelando tradições que permanecem na região há mais de 250 anos. Estes dois fatores – meio ambiente e cultura preservados – permitem o eterno encantamento dos que visitam a Chapada dos Veadeiros pela primeira vez, ou que aqui retornam presos pela magia do lugar.“

Restaurantes: As boas caminhadas nas trilhas da Chapada com seus banhos de cachoeira, com certeza apuram o paladar para variedade de cardápios que oferecemos a nossos clientes, dos pratos regionais aos mais sofisticados, restaurantes caseiros ou estruturas mais elaboradas, todos garantem um atendimento cortes e boa comida. Hoje utilizamos os mais diversos restaurantes da Vila de São Jorge como: Restaurante da Nenzinha , Resaurante da Teia e Restaurante da Valdete ( comida caseira ) ; usamos ainda o Restaurante Papa Lua ( a la carte ) Restaurante Casa das Flores ( cada dia um novo cardápio ), Restaurante Buritis ( Belissimo Bufet de massas ). Restaurantes em Alto Paraíso: Restaurante Nativus e Restaurante Tradição ( Comida caseira ), Restaurante Jatô ( Comida tradicional ), Restaurante Jambalaya ( Cozinha internacional ), Restaurante da Mamma ( Italiano, massas e grelhados ), Oca Lila ( Comida vegetariana ). Sr. Waldomiro e Dona Leonia ( comidas caseiras regionais).

Lanches de trilha : Nossos lanches de trilha, com frutas, sucos, sanduiches naturais, e deliciosas tortas doces, pão de mel, também ocupam um lugar para o sucesso de nossos passeios. Tudo produzidos por pessoas da comunidade local.

Transportes : Conforto e Aventura, se misturam em nossas atividades, e não deixaria de ser diferente em nossos veículos, carros de passeios e vans com ar condicionado, bancos reclináveis e som ambiente se contrastam com jeeps imponentes, que nas trilhas onde são exigidos, compõe em nossos passeios um diferencial descontraído e animado. Nossos carros sempre conduzidos por motoristas cuidadosos e experientes garantem o nosso ir e vir, um item a mais em nossos passeios.

Hospedagens: As hospedagens na Chapada dos Veadeiros encantam aos que apreciam a natureza, sossego e a tranqüilidade, sem deixar de lado o conforto e hospitalidade.
Queremos que nossos visitantes desfrutem do melhor que a Chapada pode oferecer, dando a oportunidade de escolher entre varias pousadas de estilos diferentes:
Temáticas, Rústicas, de pequenos, médios e grande porte, todas cumprindo as necessidades de descanso de cada visitante, dando atenção e proporcionando o bem estar.

Roteiro 8 dias / 7 noites- São Jorge - Alto Paraíso

Dia a dia

1° DIA DOMINGO – TRANSFER IN

  • Receptivo no Aeroporto Internacional de Brasília
  • Por volta das 13h30 - Transfer de 220km até a cidade de Alto Paraíso, após chegar na cidade sairemos com destino a Vila de São Jorge com mais 36km pela Estrada Parque, onde faremos uma parada para contemplarmos o Morro do Buracão, Morro da Baleia e o Jardim de Maytréa cartões postais da região.
  • Chegada na Vila de São Jorge / acomodação na pousada escolhida

2° DIA SEGUNDA-FEIRA – VALE DA LUA / RAIZAMA/ MORADA DO SOL

  • Após o café da manhã, traslado de 10km até o Vale da Lua. O atrativo mais visitado da Chapada. O Rio São Miguel percorre um trecho de cerca de 1 km entre rochas esculpidas pelas águas durante milhares de anos, formando piscinas, e inúmeras duchas, pausa para banho refrescante em suas águas cristalinas. Caminhada de 1,2km ida e volta. Grau de dificuldade: leve. Lanche de trilha incluído.
  • No período da tarde, traslado de 10km, visitaremos o Espaço Infinito, Salto do Raizama e Cannyon do Rio São Miguel. Caminhada de 3km – ida e volta. Grau de dificuldade: médio leve.
  • Ainda nesse mesmo dia ali próximo ao Raizama , visitaremos as Cachoeira da Morada do Sol, também no Rio São Miguel, caminhada de 2,5 km ida e volta. Grau de dificuldade: leve.
  • Retorno / almoço tardio

3° DIA TERÇA – FEIRA – PNCV CANION DO RIO PRETO E CARIOQUINHAS

  • Após o café da manhã, a partir da pousada, começamos nossa caminhada com destino ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Neste dia iremos visitar o Cânion do Rio Preto. Garganta de pedras por onde escorrem as águas do Rio Preto, que param formando poços de até 20 metros de profundidade, parada para se refrescar. Dali sairemos em busca das cachoeiras das Carioquinhas uma cachoeira que cai espalhando-se em forma de anel com mais de 20 metros de largura. Total de caminhada: 12km - ida e volta. Grau de dificuldade: médio pesado. Lanche de trilha incluído.
  • Retorno / almoço tardio
  • No final da tarde - opcional uma visita às Águas Termais em São Jorge, recomendado para relaxar depois de um dia de passeio com muita caminhada. As termas são piscinas simples com água naturalmente aquecida e ficam a 15 km de São Jorge. Valor de R$ 30,00 por pessoa.

4° DIA QUARTA – FEIRA – PNCV SALTOS DO RIO PRETO

  • Após o café da manhã, iremos fazer o segundo passeio do Parque Nacional, os Saltos do Rio preto 120m e a Cachoeira de 80m. Foram os primeiros atrativos a serem visitados na Chapada na década de 80 (cartão Postal). Hoje um dos mais procurados pelos visitantes. Caminhada de 12km ida e volta. Grau de dificuldade: pesado. Lanche de trilha incluído.
  • Retorno / almoço tardio
  • No final do dia, transferência de pousadas, saída para Alto Paraíso – traslado de 36km

5° DIA QUINTA – FEIRA- ÁGUA FRIA E ALMÉCEGAS

  • Após o café da manhã, traslado de 10km até a Fazenda Santa Rita de Cássia. onde trilharemos apenas 1km, para chegar até a cachoeira da Água Fria com seus 130m, onde teremos um belo visual do Vale do Moinho, e podemos também contemplar a beleza da Serra geral do Paranã e a cachoeira dos Órfãos. Podemos aproveitar e refrescarmos com banho na cachoeira da Mina e coletar seu cristal pessoal. Lanche de trilha incluído.
  • No período da tarde,traslado de mais 20km até a Fazenda São Bento, para visitarmos as Cachoeiras: Almécegas I, Almécegas II. Duas quedas exuberantes, uma delas de grande porte e beleza. Caminhada de 3 km - ida e volta. Grau de dificuldade: médio leve.
  • Retorno / almoço tardio.
  • Sugestão – no inicio da noite , visita ao espaço Casa do Sol, ambiente aconchegante, seremos recebidos com um musical de música essencial, apresentação de Sotero Sol.
  • Neste dia - opcional R$ 60,00 por pessoa – o batismo de rappel na cachoeira Água Fria com 40m. de altura, decida totalmente controlada pelos instrutores.
  • Opcional - Arvorismo no Portal da Chapada, R$ 40,00 por pessoa. Utilizando técnicas verticais, o Arvorismo oferece aos participantes a possibilidade de percorrer um circuito de habilidades nas copas das árvores, em pontes com diferentes níveis de dificuldade e sensações.

6° DIA SEXTA-FEIRA – CATARATAS DO RIO DOS COUROS

  • Após o café da manhã, sairemos com direção a serra de São Vicente. Traslado de 53km, onde estão localizadas as Cataratas dos Couros. Este é um trecho do Rio dos Couros em área particular – uma dos mais impressionantes complexos, com várias cachoeiras, quedas, corredeiras e maravilhosos poços para natação. Essa formidável sucessão de quedas com nomes tais como "Muralha, Franja, Bujão e Parafuso". Cerca de 2km de caminhada, margeando o Rio dos Couros. Grau de dificuldade: médio. Paradas para banho e lanche de trilha nas cachoeiras, incluído.
  • Retorno / almoço tardio.

7° DIA SÁBADO – SERTÃO ZEN (NASCENTE DO RIO MACACO) OU ANJOS E ARCANJOS

  • Opção I - Para os mais dispostos, traslado de 5km. Um belo passeio com inicio da caminhada, subindo a Serra da Baliza, pelas campinas encobertas com uma exótica vegetação de cerrado de altitude, até as beiras da Serra Geral do Paranã a 300m de altura com uma vista estupenda da Cidade, Vale do Moinho e Pouso Alto o ponto mais alto da Chapada (1676m). O destino final é uma cachoeira com cerca de 150m, em queda positiva e um belo mirante do Vale dos macacos, parada para banho na Cachoeira do banho Inca, no córrego Ferreirinha ( Nascente do Rio Macaco ). 18km de caminhada ida e volta. Grau de dificuldade: pesado.
  • Opção II - Aos que quiserem uma caminhada tranqüila – Visitaremos o Parque Solárion onde ficam as cachoeiras dos Anjos e Arcanjos, traslado de 14km. As cachoeiras saltam em paredões de pedras, formando belas piscinas excelentes para banhos, o atrativo encontra-se no Povoado do Moinho, vilarejo histórico da região. Caminhada de 3,2km ida e volta. Grau de dificuldade: médio. Lanche de trilha incluído.
  • Retorno / almoço tardio.

8° DIA DOMINGO – TRANSFER OUT

  • Manhã livre
  • Sugestão para o restante da manhã, visitas a loja do Tom das Ervas, lojinhas de artesanato e de cristais, bem como visitar a Gota (templo para meditação com música ao vivo, som de Santour e alguns instrumentos desconhecidos, tocados pelas mão da Sampati).
  • Almoço as 13h00
  • Por volta das 14h00 retorno para Brasília

Dicas importantes para sua viagem:

  • Traga roupas leves para caminhada e roupa de banho;
  • Dois pares de tênis e meias de algodão;
  • Mochila pequena para caminhada;
  • Protetor solar e repelente;
  • Chapéu ou boné;
  • A temperatura sempre cai nas noites de Alto Paraíso, por isso traga agasalho;
  • Tenha sempre com você seus medicamentos tomados regularmente;
  • Alto Paraíso conta com duas agências bancárias: Itaú e Banco do Brasil.

Incluindo:

  • Transfer de Brasília x Alto Paraíso x Brasília e traslado local
  • 3 diárias em pousada com café da manhã (Vila São Jorge)
  • 4 diárias em pousada com café da manhã (Alto Paraíso)
  • 7 refeições
  • 6 lanches de trilha
  • Ingressos nos atrativos
  • Diárias de guias especializados em ecologia locais (um guia até 10 pax)

Cancelamento e Devoluções

De acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de Agosto de 1985 da Embratur:

  • 90% até 31 dias do início da viagem;
  • 80% de 21 a 30 dias do início da viagem;
  • 0% a 80% a menos de 20 dias do início da viagem

OBESERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • A ordem dos passeios não será necessariamente conforme descrito acima.
  • A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que possam interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.
  • CHD – de 04 a 10 anos acompanhado por dois adultos no apto
  • Atividade de aventura ( rappel ou arvorismo ), mínimo de 4 pessoas.
  • Saída para os passeios com o mínimo de 02 pessoas
  • As atividades descritas opcionais ou cortesia dependem exclusivamente da disponibilidade dos fornecedores
Explore Navegue
© Copyright 2010 Alternativas Ecoturismo - Chapada dos Veadeiros
Valid XHTML 1.0 Transitional