Esteja sempre por dentro dos novos roteiros, atrativos e promoções da Alternativas Ecoturismo.
Por: Fred Monteiro - 16/04/2008
" No primeiro dia, Brasília; remando no Paranoá, redescobri a liberdade de um caiaque que tanto curti em Catuama-PE, tempos atrás. A beleza da capital federal, nas suas linhas modernas, no branco da sua nova ponte JK, elegante como os traços requintados e levíssimos do Mestre Niemayer e seus discípulos. Aí, no dia seguinte, a grande descoberta: Alto Paraíso, o coração da Chapada dos Veadeiros...Da energia desse lugar já havia sido alertado. Mas não do carinho do seu povo, da beleza incomensurável das suas cachoeiras, das suas trilhas sem fim, da gostosura simples da sua culinária meio vegetariana, meio caipira, muito variada, afinal. E foi aí que me perdi... Fui ficando apaixonado pela Chapada, pelo azul do seu céu, pelo cantar das suas águas, pelo brilho dos seus cristais, pela beleza agreste das suas serras, pela paz dos seus recantos, pelo perene encanto dessas cachoeiras que me falaram tantos segredos de passados e me revelaram tanta coisa que está por vir. E agora? Como conciliar a vida que continua, na rotina casa / trabalho / casa / trabalho... E olha que minha vida não é nada rotineira. Paciência. Um dia eu volto pra matar a saudade e quem sabe, como tantos que assim pensaram, resolvo ficar por aí pra sempre. Alternativas... alternativas, sempre as há e esta pode ser uma. Ora, se até rapel eu já encarei (obrigado padrinho Márcio!), se trilhas e mais trilhas percorri com o amigo Deni (grande guia!), se gargalhei com muita piada do Sassá (simpatia está aí!), se altos papos com a Simone bati (guia e amiga de fé!) resta agradecer também à Melissa (por tanta gentileza e presteza no atendimento), ao Iranir, ao Renato e a Joyce, os três de São Jorge, ao pessoal das pousadas Águas de Março e Camelot Inn, ao Marquinhos que nos recebeu em Brasília e a todo o povo bom de São Jorge e Alto Paraíso. Mas, ainda... agradecer –principalmente- à Grande Mãe Natureza e ao Pai Universal que nos concedeu mais este privilégio, de tantos que temos tido nessa atual passagem. Paz, Amor e muita Felicidade para todos!".
Aventura SeguraBrasil
Voltar Chapada dos Veadeiros
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS é uma unidade de conservação ambiental, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade - é um dos principais cartões de visita desta região, devido à exuberância de seu cerrado e às majestosas cachoeiras formadas pelo Rio Preto.

História do Parque

No dia 11 de janeiro de 1961 - pelas mãos do Presidente Juscelino Kubitschek e por meio de um Decreto - foi criado o Parque Nacional do Tocantins, fazendo-se realidade o sonho e o esforço de Jerônimo Coimbra Bueno, governador, senador, construtor de Goiânia e integrante da Comissão Poli Coelho na escolha do lugar onde seria construída Brasília.

Abrangendo então uma área com 625 mil hectares às margens do rio Tocantinzinho, Tocantins até o rio São Félix, perto de Minaçu. Uma região de beleza única, mas que ainda viria sofrer algumas reduções em seu tamanho, chegando a 66 mil hectares e aí sim denominado Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, situado em uma região de fantásticas formações que deram origem a cachoeiras, cânion, vales, piscinas naturais e incríveis paisagens.

Um Parque Nacional, além de garantir a conservação de biomas extremamente sensíveis e importantes para preservação do próprio ser humano, pode ser um espaço propício para a prática do ecoturismo. Hoje, através desta atividade, algumas unidades de conservação do Brasil podem ser visitadas com monitoramento de guias, transformando-se em um produto ecologicamente correto e gerando melhor qualidade de vida para as comunidades de entorno. O segmento do turismo voltado para o campo proporciona a volta do homem para estas pequenas comunidades que margeiam maravilhas naturais e que, como produto preservado, desafoga os grandes centros, equilibrando nosso meio ambiente.

Outro benefício que um Parque com estas características traz é a geração de outros atrativos naturais que se encontram na região, posicionado-se no mercado do Ecoturismo e garantindo assim também a sua conservação ambiental. Na Chapada dos Veadeiros, as atrações naturais estendem-se muito além dos limites desta tão importante reserva.

As belezas naturais e a grande quantidade de cristais de quartzo que cobrem o solo trouxeram uma aura de misticismo para a Chapada dos Veadeiros, um ótimo destino tanto para aventureiros quanto para quem quer relaxar. Hoje, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

VENHA CONHECER ESTA PÉROLA DO CERRADO.

Galerias de Foto

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

atrimônio Natural da Humanidade - é um dos principais cartões de visita desta região, devido à exuberância de seu cerrado e às majestosas cachoeiras formadas pelo Rio Preto.


Visualizar Fotos - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros



© Copyright 2010 Alternativas Ecoturismo - Chapada dos Veadeiros
Valid XHTML 1.0 Transitional