O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS é uma unidade de conservação ambiental, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade – é um dos principais cartões de visita desta região, devido à exuberância de seu cerrado e às majestosas cachoeiras formadas pelo Rio Preto.
No dia 11 de janeiro de 1961 – pelas mãos do Presidente Juscelino Kubitschek e por meio de um Decreto – foi criado o Parque Nacional do Tocantins, fazendo-se realidade o sonho e o esforço de Jerônimo Coimbra Bueno, governador, senador, construtor de Goiânia e integrante da Comissão Poli Coelho na escolha do lugar onde seria construída Brasília.
Abrangendo então uma área com 625 mil hectares às margens do rio Tocantinzinho, Tocantins até o rio São Félix, perto de Minaçu. Uma região de beleza única, mas que ainda viria sofrer algumas reduções em seu tamanho, chegando a 66 mil hectares e aí sim denominado Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, situado em uma região de fantásticas formações que deram origem a cachoeiras, cânion, vales, piscinas naturais e incríveis paisagens.
Um Parque Nacional, além de garantir a conservação de biomas extremamente sensíveis e importantes para preservação do próprio ser humano, pode ser um espaço propício para a prática do ecoturismo. Hoje, através desta atividade, algumas unidades de conservação do Brasil podem ser visitadas com monitoramento de guias, transformando-se em um produto ecologicamente correto e gerando melhor qualidade de vida para as comunidades de entorno. O segmento do turismo voltado para o campo proporciona a volta do homem para estas pequenas comunidades que margeiam maravilhas naturais e que, como produto preservado, desafoga os grandes centros, equilibrando nosso meio ambiente.
Outro benefício que um Parque com estas características traz é a geração de outros atrativos naturais que se encontram na região, posicionado-se no mercado do Ecoturismo e garantindo assim também a sua conservação ambiental. Na Chapada dos Veadeiros, as atrações naturais estendem-se muito além dos limites desta tão importante reserva.
As belezas naturais e a grande quantidade de cristais de quartzo que cobrem o solo trouxeram uma aura de misticismo para a Chapada dos Veadeiros, um ótimo destino tanto para aventureiros quanto para quem quer relaxar. Hoje, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.
VENHA CONHECER ESTA PÉROLA DO CERRADO.
INGRESSOS
Os valores do ingresso para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros estão estabelecidos na Portaria ICMBio nº 615/2021:
As isenções de cobrança estão definidas na Portaria nº 366/2009 do Ministério do Meio Ambiente:
I – visitante brasileiro ou ao estrangeiro que demonstre possuir residência permanente no Brasil com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;
II – crianças com até 12 (doze) anos de idade incompletos desde que acompanhadas de um adulto;
III – estudantes e acompanhantes cujo estabelecimento de ensino regular agende previamente junto à administração das unidades de conservação a realização de atividades de educação ambiental;
IV – populações tradicionais extrativistas beneficiárias da unidade de conservação;
V – colaboradores ou membros de instituições colaboradoras;
VI – pesquisadores autorizados pelo Instituto Chico Mendes para realizar pesquisas na unidade de conservação;
VII – servidores de órgãos públicos, desde que a serviço;
VIII – guias de turismo, devidamente regularizados pelo Ministério do Turismo, no exercício de suas atividades profissionais, e
IX – condutores de visitantes cadastrados de acordo com os critérios estabelecidos pela chefia da unidade de conservação.