Alternativas Ecoturismo - Chapada dos Veadeiros

Roteiros e Expedições

Roteiro 8 dias
Cavalcante com as Cavernas de Terra Ronca

Roteiro 8 dias
Cavalcante com as Cavernas de Terra Ronca

Itinerário

1º dia Domingo – Transfer in
Receptivo no aeroporto de Brasília / almoço opcional
Por volta das 13h30 transfer de 320km até a cidade de Cavalcante
Chegada em Cavalcante / acomodação na pousada escolhida.

2º dia Segunda-feira – Calungas /Santa Bárbara / Capivara
Após o café da manhã – deslocamento de 30km até o Povoado do Engenho, localizado no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Calunga. Visitaremos à Cachoeira de Santa Bárbara, Cachoeiras de águas cristalinas formando belas piscinas de águas verde esmeralda, excelentes para banho refrescante, estão localizadas na região conhecida como Calha Norte da Chapada, no Território dos Calungas. Trilha de 6 km ida e volta: grau de dificuldade: médio leve. De acordo com o clima e a disposição dos integrantes grupo, podemos ainda visitar nesse dia uma belíssima cachoeira a do Rio Capivara, com caminhada médio leve de 3km ida e volta. Lanche incluso.
Retorno / almoço tardio

O Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Calunga foi reconhecido como tal em 2001 por decreto presidencial, abrangendo uma área de 240 mil ha. Abriga três comunidades quilombolas separadas entre si por diversas serras, de onde caem inúmeras cachoeiras em ambientes ainda preservados. Isolados pelas serras até 20 anos atrás, os Calungas constituem uma comunidade que mantém vivas algumas das tradições mais antigas da cultura afro-brasileira. Entre maio e setembro são realizadas as festas que reúnem mais de 4000 afro-descendentes abrigados em cabanas provisórias de palha. Nestas ocasiões é dançada a Sussa, ritmo singular, cuja definição não se encontra em nenhum dicionário.

3º dia Terça-feira Ponte de Pedra
Após o café da manhã, deslocamento de 15km até a Fazenda Renascer. De lá caminharemos em direção à Ponte de Pedra, a mais sensacional nova revelação da Chapada dos Veadeiros, impressionando por suas formações rochosas e diversidade das paisagens. O Rio São Domingos, que faz a divisa mais setentrional do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, passa por um cânion estreitíssimo e se abre em poços sob um arco de pedra, lembrando uma ponte, despencando depois serra abaixo entre corredeiras e cachoeiras. Trilha de 10 km ida e volta, passando por mata fechada e campos de altitude. Grau de dificuldade: pesado. Lanche incluso.
Retorno / almoço tardio

4º dia Quarta-feira – Rio Pratinha
Após o café da manhã, deslocamento de 65km até o Rio Pratinha. Caminharemos 2 km ladeando o Rio da Prata, passando por inúmeras cachoeiras e piscinas de águas esverdeadas.
É um dos rios mais bonitos de toda a Chapada dos Veadeiros, não só pela limpidez da água com o também pela diversidade de suas cachoeiras com seus magníficos poços, que são muito aproveitados para banhos durante a caminhada. Lanche incluso.
Retorno / almoço tardio

5º Quinta-feira– Caverna de Angélica
Após café da manhã, check out na pousada, deslocamento de 200km até a cidade de São Domingos, dali faremos mais um deslocamento de 35km até chegarmos na Caverna da Angélica, visitaremos o grande Salão dos Espelhos e também o Salão das Cortinas. Caminharemos cerca de 2km ida e volta no interior da caverna, uma das mais fáceis acesso.
No período da tarde chegaremos a vila de São José onde nos hospedaremos.
Jantar no restaurante da pousada

6º Sexta-feira – Caverna de Terra Ronca
Após o café da manhã, deslocamento de 10km até a Caverna Terra Ronca, que dá nome ao Parque Estadual, é a maior e uma das cavernas mais visitadas do Parque. Sua entrada tem cerca de 90 metros de altura. Ela recebeu este nome devido às trepidações que ocorrem na formação rochosa, basicamente composta por calcário, produzindo ecos no interior da caverna. Percurso de 4 km ida dentro da caverna chegando até o Salão dos Namorados, onde podemos encontrar diversas formações de espeleotemas de tamanhos surpreendentes. Lanche incluso.
Retorno / almoço tardio

7º Sábado – Caverna São Mateus
Após o café da manhã, deslocamento de 23km até a Caverna de São Mateus, Por muito tempo considerada a maior cavidade subterrânea do Brasil, já está totalmente mapeada e topografada. Linearmente mede 10,5 quilômetros. Para visitá-la é preciso uma caminhada de aproximadamente 5 quilômetros por floresta de cerrado até a íngreme descida que levará até uma estreita fenda de entrada. Considerada por muitos como a mais espetacular do Parque. Tem túneis por onde o visitante atravessará com água até a altura da cintura e imensas catedrais repletas de monumentais colunas, polvos, asas de anjo e outras formações multicoloridas. Caso as águas não estejam turvas, é possível ver os bagres albinos que costumam aparecer na prainha das dunas, atraídos pela luz dos carburetos, em busca de insetos. Grau de dificuldade: pesado. Lanche incluso.
Retorno / almoço tardio

8º Domingo – Transfer out
Por volta das 10h, Transfer de retorno para Brasília 450km
Chegada em Brasília por volta das 17h

Gostou? Faça sua reserva

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato o mais breve possível. Obrigado!

outras opções de pacotes

Chapada dos Veadeiros
Trekking

Domingo à domingo

Expedição Jalapada
Terra Ronca e Jalapão

Domingo à domingo


Chapada dos Veadeiros
Trekking

Saídas regulares


SÃO JORGE
ALTO PARAÍSO

Saídas regulares
Olá, precisa de ajuda? Estamos aqui!