Alternativas Ecoturismo - Chapada dos Veadeiros

Roteiros e Expedições

Roteiro 5 dias / 4 noites
Alto Paraíso - pedagógico

Roteiro 5 dias / 4 noites
Alto Paraíso - pedagógico

Itinerário

1º DIA – TRANSFER IN
Receptivo no Aeroporto Internacional de Brasília
Transfer de 230km até a cidade de Alto Paraíso
Chegada em Alto Paraíso / acomodação na pousada escolhida

2º DIA – Parque Estadual Águas do Paraíso – Rio dos Couros (geográfica e gestão das águas)
Conhecendo a implementação de uma unidade de conservação estadual dentro da região da Chapada dos Veadeiros com administração conjugada com o município.
Após o café da manhã, sairemos em um deslocamento de 53km em direção ao Parque Estadual Águas do Paraíso (mais novo parque da Chapada dos Veadeiros), onde estão localizadas as Cataratas dos Couros. Este é um trecho do Rio dos Couros fica na área do novo parque que veio para proteção e organização deste patrimônio, um dos mais impressionantes complexos, com várias cachoeiras, quedas, corredeiras e maravilhosos poços para natação. Essa formidável sucessão de quedas com nomes tais como “Muralha, Franja, Bujão e Parafuso”. Cerca de 2km de caminhada, margeando o Rio dos Couros. Grau de dificuldade: médio. Paradas para banho e lanche de trilha nas cachoeiras, incluído.
Retorno / almoço tardio em restaurante na fazenda com comida caseira da Dona Eleusa.

3º DIA – CALUNGAS / SANTA BÁRBARA E CAPIVARA (história, cultura e tradição)
Visitando uma das últimas comunidades quilombolas do Brasil, conhecendo pouco de sua cultura, além de seus belos passeios naturais.
Após o café da manhã, faremos um deslocamento de 130km até o Povoado do Engenho, localizado no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Calunga. Visitaremos à Cachoeira de Santa Bárbara, Cachoeiras de águas cristalinas formando belas piscinas de águas verde esmeralda, excelentes para banho refrescante, estão localizadas na região conhecida como Calha Norte da Chapada, no Território dos Calungas. Trilha de 5 km ida e volta: grau de dificuldade: médio. No mesmo lugar trilharemos por cerca de 2km até chegarmos na cachoeira de Capivara,
Retorno / almoço tardio em restaurante na comunidade Quilombola.
Opcional: pôr do Sol na região do Pouso Alto.

O Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Calunga foi reconhecido como tal em 2001 por decreto presidencial, abrangendo uma área de 240 mil ha. Abriga três comunidades quilombolas separadas entre si por diversas serras, de onde caem inúmeras cachoeiras em ambientes ainda preservados. Isolados pelas serras até 20 anos atrás, os Calungas constituem uma comunidade que mantém vivas algumas das tradições mais antigas da cultura afro-brasileira. Entre maio e setembro são realizadas as festas que reúnem mais de 4000 afro-descendentes abrigados em cabanas provisórias de palha. Nestas ocasiões é dançada a Sussa, ritmo singular, cuja definição não se encontra em nenhum dicionário.

4º DIA – SALTOS DO RIO PRETO / CARROSSEL (geografia, história e geologia)
Unidade de conservação Federal, reconhecida como patrimônio da humanidade. Onde apreciaremos toda história desta transformação do garimpo de cristal para o ecoturismo (trabalhávamos desmatando e cavando em busca de pedras de cristais para sobrevier e hoje do Ecoturismo aprendemos a viver muito bem com a preservação do nosso patrimônio).
Após o café da manhã, traslado de 36km até o Parque Nacional, neste dia, visitaremos os Saltos do Rio Preto 120m e a Cachoeira do Garimpão de 80m. Foram os primeiros atrativos a serem visitados na Chapada na década de 80 (cartão Postal). Hoje um dos mais procurados pelos visitantes. Caminhada de 12km ida e volta por antigas trilhas usadas por garimpeiros na época de exploração do cristal na região, passaremos por alguns destes garimpos desativados. Grau de dificuldade: médio pesado. Lanche incluso.
Retorno / almoço tardio

5º DIA – VALE DA LUA/ TRANSFER OUT (geologia)
Conhecendo um dos lugares mais fantásticos para o mundo da geologia,
Depois do café da manhã, faremos um deslocamento de 35km até o Vale da Lua. O atrativo mais visitado da Chapada. O Rio São Miguel percorre um trecho de cerca de 1 km entre rochas esculpidas pelas águas durante milhares de anos, formando piscinas, e inúmeras duchas, pausa para banho refrescante em suas águas cristalinas. Caminhada de 1,2km ida e volta. Grau de dificuldade: leve.
Retorno / almoço
Por volta das 14h retorno para Brasília
Chegada prevista em Brasília por volta das 17h

Gostou? Faça sua reserva

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato o mais breve possível. Obrigado!

outras opções de pacotes


Cavernas de Terra Ronca

Quarta-feira à domingo


ALTO PARAÍSO

Saídas regulares


Alto Paraíso
Viagens de incentivo

Saídas Regulares
Olá, precisa de ajuda? Estamos aqui!